sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Rumores ou verdade?


Milhões de pessoas do mundo todo alimentam a ansiedade e a incerteza sobre se o mundo realmente vai acabar hoje sexta-feira, dia 21 de dezembro. Alguns dizem não ter medo, enquanto outros se preparam para catástrofes.
Até hoje, a humanidade já passou por várias datas tidas como apocalípticas, como o cometa Halley, em 1910, as previsões de Nostradamus e a virada do milênio em 2000. Apesar dessas profecias não terem se concretizado, muita gente está preocupada com o que pode acontecer nesta sexta-feira.
O rumor atual envolve o calendário maia. Muitos justificam suas crenças de que o mundo acabará no dia 21 de dezembro por ser a última data prevista pela civilização maia. O calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo usados pelos maias, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de "a conta longa", um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.
Porém, os cientistas garantem que o mundo não acabará agora. O calendário maia representa apenas o fim de um ciclo. Portanto, não está relacionado ao fim do mundo. "É basicamente uma ficção dizer que o universo vai destruir a Terra nessa data. Não existe ciência nisso", explica Dr. Michio Kaku, físico e professor da Universidade de Nova York.
Nasa justifica que a civilização pré-colombiana surgiu no México há mais de três mil anos e é conhecida por suas habilidades astronômicas, o que inclui a divisão do calendário em 365 dias e a previsão de eventos como eclipses. Mas a os cientistas esclarecem que da mesma forma que o calendário gregoriano chega ao fim no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente.
A equipe da Nasa enfatiza que não há evidências científicas de que os planetas do sistema solar estejam em processo de alinhamento, como dizem algumas teorias. Além disso, mesmo que isso acontecesse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes. Os cientistas também esclarecem que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 (o que não causaria o fim do muno) e nem que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.
Dr. Kaku recomenda que todos levem a vida normalmente nesse dia 21. “Eu digo para essas pessoas que não peçam demissão, não se divorciem, não vendam suas casas agora porque há chances de você ver janeiro de 2013. É basicamente uma ficção dizer que o universo vai destruir a Terra em 2012. Não existe ciência nisso”, explica.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/milhoes-esperam-o-fim-do-mundo-nesta-sexta-20122012-41.shl



Fim do Mundo

O dia tão esperado chegou, dia 21 de Dezembro de 2012, o dia do tão falado FIM DO MUNDO, em homenagem a esse dia tão especial escolhi um vídeo que mostra como tudo começou e como pode terminar: